As associações devem encontrar maneiras para contornar a falta de recursos, portanto é necessário que os seus líderes tomem medidas para otimizar os resultados e garantir a sobrevivência da entidade.
Neste post, trazemos quatro dicas para você melhorar os resultados da sua associação, garantindo a estabilidade financeira e tendo uma posição mais ativa para representar os indivíduos que a compõe. Confira!
1- Planejamento acima de tudo
Não apenas as empresas privadas devem planejar todos os seus passos para garantir o fechamento positivo de contas. Se a sua associação fecha um período no vermelho, deve encontrar maneiras de sanar o saldo negativo o quanto antes. Essa costuma ser uma das maiores dificuldades para os líderes de associações, uma vez que a entidade não possui fins lucrativos e precisa encontrar outras formas de se manter.
Procure traçar um objetivo claro e pequenas metas a serem cumpridas. Pois essas serão o termômetro para indicar se a sua estratégia está funcionando. Como você pretende captar novos filiados? Quais são as taxas a serem cobradas? Quanto é necessário para manter a associação em pleno funcionamento?
2- Conquiste novos associados
Em um cenário de crescente desemprego, as associações tendem a perder seus associados que possuem condições financeiras mais reservadas. Para contornar esse problema, é necessário investir em técnicas para conquistar novos associados. É preciso deixá-los interessados em se filiar à associação, seja através de uma rede de contatos ou campanhas de marketing.
Não são apenas empresas que devem tomar medidas para serem reconhecidas e ganharem autoridade frente à comunidade. Captar novos indivíduos que compartilham dos mesmos ideais é o dever do líder de uma associação.
3- Mantenha os cadastros atualizados
O mercado é extremamente volátil. Trabalhadores são admitidos e demitidos, empresas abrem e fecham todos os dias. Pessoas mudam de residência, mudam o contatos e assim vai. Você deve manter todos os dados atualizados para evitar o desperdício de recursos, como o envio de guias de recolhimento para destinatários com endereços incorretos.
Comunicação é essencial. Portanto líderes de associações devem encontrar a melhor maneira de fazer com que ela seja efetiva e constante. E-mails, mensagens e até cartas são úteis para garantir que as melhores decisões estão sendo tomadas e as pessoas certas estão sendo amparadas.
4- Utilize um software de gestão!
Softwares de gestão são capazes de centralizar todas as informações em uma interface única, facilitando a aquisição de dados acerca dos seus associados. Além disso permitem ter uma noção real e precisa da situação financeira e jurídica da entidade através de relatórios gerenciais.
Sistemas digitais oferecem uma segurança maior a líderes de associações que buscam expandir o seu número de atendimentos. Isso além de reduzirem o tempo gasto com tarefas tediosas de administração. Assim, você pode investir o seu horário de trabalho em técnicas para estabelecer uma presença mais firme perante seus associados e possíveis associados.
O sistema Clubes Associados, além de unificar todos os departamentos da sua associação, facilita a comunicação entre os associados através do envio de mensagens de texto (SMS) e e-mails. Assim, com tal processo automatizado, você evita falhas humanas e perdas de prazos fiscais.
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