Categorias:

5 principais desafios dos líderes de associações?

Em uma pesquisa norte-americana, foram entrevistados 45 Diretores Executivos e CEOs de associações que têm como membros profissionais e empresas, e dentre as respostas vamos apresentar as 5 principais, porém fazendo adaptações de acordo com a realidade brasileira:

1. Modelo de contribuição do associado

O modelo que a maioria das associações emprega há mais de 100 anos é o mesmo e vem encontrando resistência principalmente para as novas gerações Y e Z. Assim, um grande desafio e oportunidade é como transformar o modelo de contribuição anual para outro de pagamento conforme consumo = de membro a cliente.

2. A educação não é mais o centro das associações

Muitas associações seguram membros por conta de suas certificações. Principalmente com os mais jovens, se certificações não forem mais necessárias é provável que haverá perda de membros. A advocacia com engajamento é uma solução que muitas entidades têm buscado para reter participação de membros com mesma causa e gerar valor.

Cada vez mais os associados querem se envolver com causas das entidades e ter voz, principalmente os mais jovens, e as mídias sociais são uma ferramenta importante pra isso. Assim, muitas associações têm encontrado dificuldade em como direcionar o conteúdo e as expectativas desses grupos, bem como definir uma linha comum de objetivos. Isso requer alinhamento e liderança.

3. Visão e entendimento mais segmentado dos seus associados

As associações têm enfrentado como dificuldade a melhor segmentação e entendimento detalhado de subgrupos dentre mesmas categorias de membros, seja por faixa etária ou localização, por exemplo. Quando se consegue segmentar melhor seu público, é possível ter ações direcionadas e estratégicas para cada um.

4. Talentos

Muito mais do que profissionais experientes, os líderes de entidades hoje em dia precisam de profissionais que sejam agentes de transformação que sejam ousados e visionários em suas perspectivas.

5. Disrupção dos negócios dos membros

Com essas diversas crises que temos enfrentado os negócios dos membros das associações tem sido afetado, seja com crescimento ou queda de faturamento, e muitas associações devem cair enquanto outras ter sucesso. Vários fatores como a pandemia, novas leis trabalhistas e de aposentadoria, eleições, dentre outros têm deixado o cenário instável. Líderes de associações experientes estão olhando em volta, montando o quebra-cabeça para os membros. Isso significa ir além de fornecer informações e dados. Em vez disso, significa compilar, analisar, digerir e comunicar conhecimentos úteis que impactam a vida dos membros. Não é incomum ver associações reforçando seus especialistas no assunto hoje em dia porque os membros precisam disso em uma economia turbulenta.

você? Quais os principais desafios da sua associação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *