Diante dos últimos acontecimentos ligados aos casos recorrentes do covid-19 (coronavírus) no Brasil, está sendo comum adotar a prática de trabalho home office ou “trabalho de casa”. Eventos e viagens estão sendo reagendados ou cancelados, empregas estão realocando seus funcionários para que trabalhem de casa de maneira remota, tudo para evitar aglomerações e assim, aumentar o contágio do vírus. E é claro, o terceiro setor, Associações, Clubes, Federações e Sindicatos, também está sendo afetado.
Mas como se preparar em tão pouco tempo para uma mudança como essa? Como adaptar a rotina das Associações e Clubes a esta nova realidade? Embora pareça difícil, é totalmente possível se adaptar a este cenário sem grandes dificuldades ou problemas.
Confira as 6 dicas que separamos para você:
1 – Sistema de gestão online
Um sistema de gestão online, como o Clubes Associados Software, é uma grande ajuda na administração do sua associação, já que ele concentra todas as informações referentes à associação e aos associados na nuvem. Isso trás vários benefícios como:
- Acesso as informações de qualquer lugar
- Área do associado online
- Manter o controle financeiro constante
- Aumenta a praticidade na geração de boletos
- Agilidade dos processos
- Entrega informações de qualidade para tomada de decisão
2 – Higiene
Manter uma higiene regular das suas mãos, mesa e ferramentas de trabalho, como o computador, e de seu telefone, tanto o celular quanto o fixo, é de extrema importância. Então, lave frequentemente suas mãos e antebraço, use álcool para limpar sua mesa, telefones e computador. Essa é uma atitude simples, mas que reduz o contágio da doença.
3 – Elimine distrações
Trabalhar de casa traz muitas distrações para a sua rotina, como por exemplo, o sofá, a cama, a televisão, os pets, os familiares, e por aí vai. Comece eliminando essas distrações, impondo limites de horários para que as pessoas que convivem com você lembrem que o seu horário de trabalho é o mesmo, o que mudou foi apenas o local que está desempenhando ele. Com os pets, procure deixá-los em um ambiente diferente do seu e faça o mesmo com o sofá, a televisão e a cama – aqui vale lembrar que usar pijamas não vai facilitar a sua vida.
4 – Vista-se para o trabalho
Essa é uma dica que parece não fazer muita diferença, mas confia, ela faz. Como citamos acima, mesmo que você esteja em casa, não use pijamas, pois isso irá te proporcionar um conforto totalmente inapropriado para trabalhar. Mantenha sua rotina: acorde pela manhã e vista-se com as roupas que você costuma usar para ir para o trabalho, pois isso tira a ideia de estar em casa e mantém a sua rotina.
5 – Defina cronograma e horário de trabalho
Lembre-se que mesmo trabalhando home office o seu horário de trabalho é o mesmo. Então siga sua carga horária normalmente e defina um cronograma de atividades que irá desempenhar, como se estivesse trabalhando de sua Instituição. Isso irá te ajudar a não começar o trabalho mais cedo do que o normal ou terminar mais tarde. Sem contar, que irá reduzir o tempo de procrastinação, que tende a aumentar estando em casa.
6 – Mantenha a comunicação
Estando longe de seus colegas de trabalho e do pessoal da diretoria, manter a comunicação é essencial para que suas tarefas tenham fluidez e os resultados não sejam afetados negativamente. Defina com sua equipe de trabalho um canal para concentrar a comunicação, assim, quaisquer dúvidas, informações, problemas ou novidades que aconteçam, podem ser comunicadas para todos.
Tudo pronto?! É hora de se adaptar as mudanças e colocar essas dicas em prática. E lembra de contar pra gente como foi esse período pra você.
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Muito prático até para iniciantes.
Obrigado!!!