Automatização de cobranças: mais tempo para focar em tarefas de alto valor

A gestão financeira de um clube recreativo exige foco, organização e precisão. Uma das maiores dificuldades de diretores e equipes administrativas está na conciliação de todas as responsabilidades do dia a dia com a necessidade de manter as contas em ordem e garantir que as mensalidades dos associados sejam pagas em dia. E é nesse cenário que a automatização de cobranças surge como uma excelente solução, permitindo que o clube tenha mais tempo para se concentrar em tarefas de alto valor e na melhoria dos serviços oferecidos.

Os desafios das equipes administrativas dos clubes

Os gestores de clubes recreativos enfrentam diariamente uma série de desafios, desde a gestão de funcionários e da infraestrutura até a fidelização de associados e a realização de eventos.

Entretanto, uma das áreas mais críticas é a gestão financeira, especialmente no que diz respeito à cobrança de mensalidades e outras taxas dos associados. Esse processo, quando feito de forma manual, pode consumir uma quantidade enorme de tempo, energia e recursos.

Além disso, há o problema da inadimplência. A falta de um sistema eficiente para a cobrança pode fazer com que os atrasos nos pagamentos se acumulem, afetando diretamente o fluxo de caixa do clube.

Segundo uma pesquisa da Serasa Experian, cerca de 62 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no primeiro semestre de 2023, o que reflete um problema generalizado em diversos setores, inclusive nos clubes recreativos.

O que é a automatização de cobranças?

A automatização de cobranças consiste em utilizar a tecnologia para gerenciar e realizar cobranças de forma automatizada, sem a necessidade de intervenção humana em todas as etapas.

Isso significa que o processo, desde a emissão de boletos ou faturas até o envio de lembretes e notificações, é realizado por um sistema que trabalha continuamente, garantindo que todas as cobranças sejam feitas no prazo correto.

Esse tipo de sistema permite a geração automática de faturas, o envio de lembretes de pagamento por e-mail ou SMS e até a integração com diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito e débito, boletos bancários e transferências via Pix.

A automatização também pode identificar rapidamente os associados que estão com pagamentos em atraso e enviar notificações de maneira automática e segmentada, reduzindo drasticamente a inadimplência.

Os riscos de não realizar a automatização de cobranças

Enquanto a automatização de cobranças oferece diversos benefícios claros, deixar de implementar essa solução pode gerar uma série de riscos para a saúde financeira e operacional do clube.

A falta de um sistema automatizado aumenta as chances de erros manuais, como cobranças incorretas ou esquecidas, o que pode comprometer o fluxo de caixa e a previsibilidade financeira.

Além disso, a ausência de controle eficiente sobre a inadimplência pode gerar um aumento das taxas de inadimplência, dificultando a gestão do clube e a capacidade de planejar investimentos a longo prazo.

Outro fator de risco é a sobrecarga da equipe administrativa, que precisa dedicar muito tempo para acompanhar cada cobrança de forma manual. Isso aumenta os custos operacionais e ainda pode reduzir a eficiência dos processos, impactando outras áreas essenciais ao clube, como atendimento ao associado e desenvolvimento de novidades para os sócios.

Benefícios da cobrança automatizada

1. Redução da inadimplência

Como mencionado, a inadimplência é um problema recorrente para a maioria dos clubes. A falta de organização no processo de cobrança e o atraso na comunicação com os associados são fatores que contribuem para o aumento dos casos inadimplentes.

Contudo, um sistema automatizado consegue enviar notificações de pagamento no momento certo, seja por e-mail, SMS ou WhatsApp, e relembrar o associado sobre o vencimento das mensalidades. Segundo uma pesquisa da SIBS, empresas que utilizam sistemas automatizados de cobrança conseguem reduzir a inadimplência em até 25%.

2. Economia de tempo e recursos

Imagine uma equipe administrativa que precisa gerar faturas manualmente, acompanhar os pagamentos um a um e enviar lembretes sempre que um associado se esquecer de pagar. Esse trabalho pode facilmente consumir muitas horas de trabalho.

Entretanto, com a cobrança automatizada, todo esse processo é otimizado, permitindo que o gestor e sua equipe possam focar em tarefas mais estratégicas. Uma pesquisa da Deloitte concluiu que empresas que adotam sistemas de automação financeira reduzem o tempo gasto em atividades operacionais em até 30%.

3. Mais eficiência e precisão nos processos

Com um sistema para a automatização das cobranças, as chances de erro humano são reduzidas consideravelmente. Faturas não serão esquecidas, lembretes serão enviados no momento correto e o processo será sempre executado com precisão. Isso proporciona mais confiança ao associado, que terá as condições ideais para ser fidelizado.

4. Autonomia para o associado

Um dos maiores benefícios que a cobrança automatizada pode oferecer é a autonomia para o associado. Ao oferecer múltiplas formas de pagamento, como boletos, cartões de crédito ou débito, transferências via Pix e até assinaturas recorrentes, o clube facilita o pagamento e aumenta as chances de que os associados mantenham suas mensalidades em dia. Segundo um estudo da Abecs, 64% dos consumidores preferem ter diversas opções de pagamento, o que aumenta a satisfação e fidelização do cliente.