É importante entender como funcionam as cobranças recorrentes e quais os seus principais diferenciais para implementar nas vendas, pois é uma modalidade de pagamento muito vantajosa para negócios de vários tipos.
A economia da recorrência, muito utilizada em planos de assinaturas, mensalidades e contratos periódicos, vem ganhando força no mercado nos últimos anos.
Em 2000, o economista norte-americano Jeremy Rifkin, fez uma previsão em que a sociedade mudaria a sua forma de consumo para um sistema em que as pessoas não mais pagariam para serem donas das coisas, mas sim terem acesso a elas.
Essa é a lógica desse tipo de economia, que tem os pagamentos recorrentes como uma de suas principais vantagens e é voltada para a experiência e o relacionamento a longo prazo.
Para o associado, é muito mais prático não precisar entrar em contato mês a mês com a associação para receber a cobrança de meses ou sem previsão de cancelamento. Do lado de quem vende, as vantagens são a otimização do tempo, maior controle financeiro e praticidade na emissão de cobranças. A recorrência também tem a capacidade de aumentar o potencial financeiro da associação.
A economia da recorrência é uma ótima estratégia para fidelizar e reter associados na sua associação. Para isso é preciso entender como funcionam os pagamentos recorrentes, quais suas vantagens e de que forma você pode aplicar essa modalidade na sua associação
O que é cobrança recorrente?
Nesse tipo de cobrança, o pagamento é feito de forma contínua, em associações que permitem uma assinatura ou mensalidade. Enquanto o serviço continuar a ser prestado, o associado vai continuar a pagar pelo tempo combinado. Os pagamentos podem ser quinzenais, mensais, semestrais e até mesmo anuais.
No dia a dia, as pessoas já está acostumado com cobranças recorrentes, mesmo que não esteja familiarizado com o termo. Empresas com planos de assinatura como Netflix e Spotify, por exemplo, funcionam com esse tipo de pagamento, em que o cliente concorda em pagar por um serviço por um determinado valor e período de tempo. Tudo isso fica acordado nos termos do uso na hora de assinar o plano.
Outros exemplos em que a cobrança recorrente é muito utilizada são:
- Clubes de assinatura;
- Condomínios;
- Academias;
- Estacionamentos;
- Cursos;
- Feiras e eventos anuais;
- Planos de assinatura em empresas.
Pagamento parcelado x pagamento recorrente
O parcelamento acontece acontece quando o pagamento de um valor único é dividido em mais de uma vez. Isso quer dizer que, mesmo que o produto ou serviço já tenha sido entregue, o cliente ainda vai continuar o pagamento até completar o valor total do item – isso inclui possíveis juros.
O pagamento recorrente, por sua vez, implica que o serviço é contínuo, bem como o seu pagamento, que vai ser cobrado regularmente e de acordo com o que foi acordado na hora da contratação do serviço.
Cobranças recorrentes no cartão de crédito
A cobrança recorrente para o cartão de crédito funciona como uma garantia de pagamento por um serviço prestado por um período de tempo pré determinado em contrato entre a associação e o associado.
O processo funciona da seguinte forma: a associação realiza uma cobrança automática periódica na fatura do associado, de acordo com o plano escolhido por ele mesmo.
Os benefícios dessa modalidade de cobrança são:
- Prevenção de possíveis atrasos ou esquecimentos do pagamento;
- Evitar cobrança de juros pelo prestador ou suspensão dos serviços;
- Mais segurança tanto para o associado quanto para a associação.
Vantagens do pagamento recorrente
O modelo de recorrência é vantajoso para associações pois efetuar cobranças constantemente para o mesmo associado.
- Economia de tempo: em vendas recorrentes você pode programar a cobrança, sem precisar gerar cobranças individuais manualmente.
- Maior controle de emissão e pagamento: com padrão de faixas de valores, fica mais fácil gerar as cobranças e acompanhar os pagamentos.
- Previsão de recebimento: automatizadas as cobranças, você pode visualizar quantas cobranças estão programadas para o período e, assim, ter previsão de recebimento.
A cobrança recorrente proporciona comodidade tanto para quem cobra quanto para quem efetua o pagamento. No entanto, a gestão desse tipo de cobrança precisa ser feita de forma eficiente para garantir que a empresa obtenha melhores resultados.
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Conheça todas as vantagens dessa novidade:
- Cobre mensalmente de forma automática;
- Reduza a inadimplência com cobranças programadas, sempre com mesma data e valor;
- Melhor previsão do quanto será a receita da sua associação;
- Facilite a gestão do seu fluxo de caixa;
- Aumente a fidelização de associados e reduza a taxa de churn!
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