Provavelmente, você já ouviu falar na importância de ter um site que apareça no Google. Mas você sabe o que é SEO e como isso pode te fazer ser notado pelo público?
Se a resposta não está tão clara na sua cabeça, não se preocupe. Ao longo deste artigo vamos entender tudo sobre o universo da otimização para os mecanismos de busca!
O que é SEO e qual a sua importância?
SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization — ou otimização para mecanismos de busca. Desse modo, essa estratégia visa a algumas ações em seu site (e também fora dele) para facilitar sua identificação pelos buscadores, como Google, Yahoo e Bing, e apresentar suas páginas em um resultado de pesquisa para os usuários.
Tenha em mente, apenas, que o Google leva muitos aspectos em consideração na hora de classificar os sites — vamos conhecê-los melhor adiante — e que a estratégia de SEO leva tempo para ser desenvolvida e surtir o efeito desejado. Então, não vai ser da noite para o dia que seu site estará na primeira posição do Google, ok?
Para aparecer com destaque no Google, você poderia pensar “tudo bem, eu posso pagar um anúncio”. Mas essa é uma estratégia que deve ser usada em conjunto com o SEO por dois principais motivos:
- Você barateia o custo de aquisição de clientes (CAC) ao não depender apenas de anúncios;
- Os brasileiros confiam 77% mais em resultados orgânicos do que em links patrocinados, conforme estudo da agência Conversion.
Nesse contexto, investir em SEO é fundamental para que mais pessoas acessem seu site, conheçam seus produtos ou serviços e, idealmente, aumentem suas conversões.