O plano de contas é uma ótima estratégia para quem busca por mais controle das finanças, sejam elas profissionais ou pessoais.
Mas partindo do ponto de vista de uma associação, esta é uma maneira eficiente para reunir as informações sobre receitas e despesas de forma organizada e segura.
O que é plano de contas? Qual é o seu objetivo?
O plano de contas é uma ferramenta que reúne as despesas e as receitas (ganhos) de uma associação.
Pode ser algo simples, como uma planilha orçamentária, em que você separa as informações manualmente, descrevendo o tipo de ganho e os tipos de despesas do negócio.
Usando o exemplo de uma associação, poderíamos considerar:
Receitas | Despesas |
Mensalidades Eventos Cursos | Aluguel Manutenção do espaço água luz limpeza Funcionários |
O exemplo acima é bem simplista e ilustra como seria um plano de contas manual.
Primeiro, deve-se separar de forma geral o que são receitas e o que são despesas. Depois, subdividi-las para em sequência adicionar os valores referentes a cada item.
Assim, quando for fazer o relatório de contas, terá um cenário geral da situação financeira da sua associação e poderá fazer projeções sobre os gastos e os ganhos futuros.
Além das planilhas, existe ainda os softwares de gestão que fazem o plano de contas automaticamente. É o caso do Clubes Associados Software, por exemplo, que possui um módulo dedicado à função.
Nestes casos, em que se usa a tecnologia a seu favor, será necessário cadastrar as despesas e indicar por quantos meses irão se repetir – o sistema faz isso.
Assim, a cada mês você só irá preencher os valores de referência do período, economizando tempo em sua rotina.
Conheça o Clubes Associados Software e veja como aproximamos pessoas das associações por meio da tecnologia.