O dia a dia de uma associação pode lembrar as rotinas das empresas em alguns pontos, mas na essência são bastante diferentes. Já que o proposito das associações é muito mais ligado a um bem comum de um grupo de pessoas do que um resultado financeiro.
Por isso, é muito comum encontrarmos entre os diretores pessoas que buscam no trabalho formas de melhorar diretamente a vida dos outros, com forte espírito de equipe, com uma natureza cautelosa e que gostam de planejar.
Os impactos recentes do mundo despertaram em muitas associações necessidades de adaptação, para continuar atendendo seus associados e a nova geração que está entrando no mercado com novos hábitos de consumo e novas exigências.
Isso tudo vai exigir dos diretores que atuam nas associações algumas habilidades essenciais para liderar essa transformação.
1. Inteligência emocional
A inteligência emocional diz respeito à inteligência social, em particular a capacidade de entender e gerenciar a si mesmo e seus relacionamentos com outras pessoas.
Toda transformação gera algum desconforto pela resistência natural do ser humano a mudança. Por isso, os diretores das associações vão precisar de inteligência emocional para gerir da melhor forma os desafios da equipe, dos demais diretores, dos sócios e dos parceiros ao propor as inovações que o momento exige.
- autoconsciência
- autogestão
- consciência social
- gestão de relacionamento
2. Negociação e Influência
A negociação é uma habilidade que todo mundo desenvolve desde muito jovem. No mundo corporativo, que as associações fazem parte, a negociação geralmente é vista com um processo complexo, que as vezes afasta as pessoas. Essa é uma habilidade de negócios chave que precisa ser desenvolvida pelos líderes de associação por meio de treinamento e prática.
3. Gerenciamento de Tempo
Os recursos humanos no mercado associativo são escassos, isso não é novidade para ninguém que atua nesta área. Por isso, a habilidade de gerenciar bem seu tempo pode melhorar a produtividade. Tem 3 estágios para aprimorar seu gerenciamento de tempo:
- identifique o problema
- implemente a mudanças
- revise os resultados
4. Comunicação
A comunicação é uma parte essencial da vida cotidiana. A comunicação eficaz é, sem dúvida, uma das habilidades básicas mais importantes para todo líder e gerente de associação dominar.
São muitas as pessoas envolvidas na gestão de uma associação, do associado ao patrocinador, do funcionário ao fornecedor. A habilidade para desenvolver uma comunicação assertiva com todos eles faz parte do roll de aptidões que um diretor do mundo associativo precisa ter para o sucesso pessoal e da organização como um todo.
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