Como aumentar a taxa de conversão de pagamentos em boleto?

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados pelo consumidor brasileiro. Conheça nossas dicas de como aumentar a conversão por esse meio!

Quando o assunto é receber a taxa associativa, não chega a ser segredo para ninguém que uma das principais estratégias é oferecer mais meios de pagamento para os associados, para que na hora de pagar, ele encontre exatamente aquela que cabe no seu bolso naquele momento.

boleto bancário é um dos meios de pagamento mais seguros do mercado. Desde 2018, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) determinou o fim do boleto sem registro. Dessa forma, ficou mais fácil proteger clientes de possíveis fraudes.

O boleto é a opção mais popular entre o consumidor brasileiro, principalmente para a parcela da população que é desbancarizada, ou seja, aqueles que não possuem conta em um banco.

Simples e prático, esse meio de pagamento pode ser pago em bancos, caixas eletrônicos, farmácias, lotéricas, por meio de Internet Banking e até mesmo por meio de um smartphone ou tablet. Além da versão tradicional impressa, existe ainda o boleto online, que pode ser pago por meio da linha digitável.

Uma das vantagens que o boleto oferece para quem emite é a possibilidade de acrescentar juros e multa no caso de vencimento da cobrança. No entanto, o lado desvantajoso dessa modalidade de pagamento é o risco de inadimplência ou desistência da compra.

Um levantamento feito também pela Febraban apontou que, no Brasil, são emitidos 3,6 bilhões de boletos todos os anos. No mesmo estudo, a Federação Brasileira de Bancos aponta que cerca de 75% dos consumidores online do país preferem pagar suas contas e realizar compras por boleto bancário.

Neste artigo, você conhece as principais dicas de como aumentar a conversão de pagamentos por boleto na sua associação. Vem com a gente!

Dicas para aumentar a taxa de conversão de pagamentos em boleto

Incluir o botão de imprimir boleto

Por mais que um pagamento por boleto bancário seja intuitiva para  uma grande parte dos associados, é importante sempre facilitar ao máximo o processo de pagamento. Por isso, incluir o botão para a impressão do boleto é fundamental.

Disponibilizar a opção de copiar e colar

Facilitar o pagamento para o associado é a principal estratégia para aumentar a chance de pagamento. No caso de pagamentos por boleto bancário, uma opção que ajuda a otimizar e muito a experiência é disponibilizar a opção de copiar e colar a combinação numérica do código de barras do boleto para que o associado possa efetuar o pagamento na mesma hora.

Envie o boleto por e-mail e SMS

O processo de pagamento por boleto bancário possibilita que o associado efetue o pagamento até a data de vencimento, o que muitas vezes pode causar o esquecimento do pagamento. Por esse motivo, é importante também enviar a cobrança via e-mail e SMS.

Conte com lembretes  automáticos

Assim como o envio do boleto por e-mail, os lembretes automáticos enviados para o associado em datas estratégicas ajudam a não deixar que as cobranças fiquem sem pagamento. No Clubes Associados, você pode configurar o envio desse tipo de lembrete no momento da emissão do boleto, antes da fatura vencer e no dia do vencimento.

Vantagens de cobrar por boleto

Ainda que existam vários outros meios de pagamento disponíveis no mercado, o boleto bancário é amplamente utilizado pelos brasileiros justamente por ser uma forma prática e segura de efetuar pagamentos. Além da segurança e praticidade, esse meio de pagamento oferece diversas vantagens para quem cobra:

• Controle de recebimento de cada cobrança;
  • Cobranças realizadas de forma impessoal e à distância, considerando que o boleto pode ser enviado fisicamente ou até mesmo por e-mail, SMS ou WhatsApp, por exemplo, o que ajuda a garantir o pagamento, pois facilita a vida do associado;
  • Efetuar a cobrança mesmo de associados que não têm uma conta bancária ou cartão;
  • Custos mais baixos em tarifas, quando comparadas às taxas de cartão de crédito;
  • Cálculos mais simples de multa e juros, em caso de atraso no pagamento;
  • Possibilidade de protesto em caso de não pagamento.

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @clubesassociados 🤟

O que achou do conteúdo? Utilize a seção de comentários para nos dar um feedback.

Aproveite também para conhecer o Clubes Associados, plataforma que consiste em aproximar as pessoas das associações por meio da tecnologia.

Conheça agora mesmo →