Como melhorar a experiência do cliente o suficiente para influenciar a satisfação e fidelização dos associados no seu clube ou associação?
Melhorar a experiência do cliente garante sócios mais satisfeitos, engajados e propensos a recomendar o seu clube a outras pessoas.
Segundo Kotler, guru do marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente que você já possui. Portanto, vale a pena investir em fidelização, não é mesmo?
Para ajudar você neste desafio, trouxemos algumas estratégias para aprimorar cada etapa da jornada do associado. Confira:
A experiência do cliente começa antes mesmo dele ser associado
Engana-se quem pensa que o nível de satisfação do cliente é mensurado apenas pela qualidade dos serviços que você oferece.
A experiência do cliente já começa no primeiro ponto de contato entre sua marca e ele.
Considerando esse fator, um site bem estruturado é fundamental para proporcionar uma boa primeira impressão.
O seu site deve ser claro e informativo, oferecendo aos visitantes todas as informações necessárias sobre atividades, benefícios e processo de adesão.
Afinal, todos conhecem a frustração de querer adquirir um produto ou serviço, mas não fazer ideia de como fazer isso devido a sites mal estruturados e falta de informação.
Além disso, a captação online deve existir e ser simplificada por formulários intuitivos, facilitando a conquista de novos membros.
Nada de exigir demais dos potenciais clientes neste primeiro momento, descomplique a chegada dele até o clube.
Leia mais: Como criar e manter um site atraente e funcional para o seu clube
Organização eficiente e cadastro atualizado
Manter um cadastro atualizado e organizado dos associados irá garantir uma gestão mais assertiva que pode ajudar a melhorar a experiência do cliente.
A gestão completa de associados e dependentes, incluindo a categorização, emissão de certificados e carteirinhas digitais, permite que todos os dados importantes estejam sempre à mão.
Isso facilita o alcance de uma comunicação mais eficaz e personalizada, pois é possível, por exemplo, enviar mensagens que interessam a um grupo de cliente apenas para eles, sem “bombardear” os outros com essas informações.
Controle financeiro automatizado
Uma gestão financeira completa e automatizada não só reduz a inadimplência, mas também melhora consideravelmente a experiência do cliente.
Sistemas que oferecem funcionalidades como emissão de boletos, pagamentos com cartão de crédito e pagamento recorrente tornam o processo financeiro mais transparente e conveniente.
Dessa forma, os associados podem acompanhar a sua situação financeira em tempo real, realizar pagamentos online e acessar relatórios financeiros.
Isso proporciona uma experiência mais positiva e evita frustrações e insatisfação. Além, é claro, de minimizar as demandas do administrativo, que não precisa fazer esse trabalho.
Área exclusiva para associados
Disponibilizar uma área exclusiva para associados é um ótimo exemplo de como melhorar a experiência do cliente.
Esta área atua de forma ainda melhor quando permite a atualização cadastral, o acompanhamento financeiro, a emissão de carteirinhas digitais e o acesso a informações e notificações importantes.
Essa praticidade e a comodidade oferecidas por uma plataforma online faz com que a percepção de valor dos associados sobre o clube aumentem, pois fazer parte dele não é burocrático e a comunicação é clara.
Comunicação eficiente e engajamento
Uma comunicação eficiente é vital para manter os associados informados e engajados.
Funcionalidades como envio em massa de notificações por SMS, atendimento online e mural de avisos garantem que os membros estejam sempre atualizados sobre eventos, mudanças e novidades.
Um sistema de gestão que integra todas essas funcionalidades facilita a disseminação de informações e promove esse engajamento sem sobrecarregar a equipe administrativa.
Controle de aluguel e ambientes
Gerenciar os ambientes do clube é uma das formas mais relevantes de melhorar a experiência do cliente.
Um sistema que permite o controle das reservas, pagamentos de aluguéis e taxas, e visualização dessas informações por uma agenda eletrônica personalizada, garante muito mais facilidade para que os associados utilizem as instalações do clube.
Com isso, a experiência dele é leve, prática e sem estresse.
Leia mais: Evite constrangimentos: controle as reservas de ambiente do seu clube
Relatórios detalhados e gestão de informações
Relatórios detalhados sobre o financeiro e sobre os associados, gráficos de desempenho e outras ferramentas analíticas, são excelentes aliados na hora de ajudar a diretoria a tomar decisões seguras e identificar problemas ou oportunidades.
Um sistema que permite a geração de relatórios automáticos e personalizados contribui para uma administração mais transparente, descomplicada e assertiva.
Conheça o Clubes Associados
Para transformar a experiência dos associados do seu clube, vale a pena conhecer o Clubes Associados.
Com recursos voltados tanto para a otimização dos processos internos quanto para a experiência dos associados, essa ferramenta de gestão para clubes oferece uma solução completa que organiza o trabalho, reduz custos e aumenta o potencial de receita.
Com funcionalidades como cadastro e consulta de sócios, gestão financeira completa, área exclusiva para associados e controle de aluguel de ambientes, você tem tudo que precisa para melhorar a experiência do seu cliente.
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