Categorias:

Controle de comandas: é possível fazer disso um diferencial para clubes?

Na gestão de clubes, cada processo e principalmente cada ponto de contato com o cliente pode ser um diferencial, inclusive o controle de comandas.

A transição das comandas tradicionais de papel para sistemas digitais deixou de ser uma tendência e atualmente é uma necessidade.

Um estudo de 2023 da Hospitality Technology mostrou que 74% dos estabelecimentos que adotaram comandas digitais comprovaram uma redução significativa nos erros de pedidos e uma melhora expressiva na satisfação do cliente.

Mas como tornar o controle de comandas um diferencial competitivo na realidade do seu clube?

Trouxemos algumas informações e dicas que podem ajudar nesse desafio. Confira:

Controle de comandas: do papel ao digital

As comandas digitais podem substituir as tradicionais de papel, oferecendo mais segurança tanto para o associado quanto para o clube.

Com a digitalização, os erros manuais são evitados, resultando em um controle mais preciso do que é consumido.

Segundo um estudo da Aberdeen Group, empresas que utilizam soluções digitais no atendimento têm uma melhora de 26% na precisão do atendimento.

Outro problema das comandas de papel é o fato de que elas podem ser perdidas, causando estresse e prejuízos tanto para o associado quanto para o clube.

importante lembrar que a cobrança por comandas perdidas é considerada uma cobrança abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor. A responsabilidade pelo controle de vendas é do estabelecimento e não pode ser transferida ao cliente.

Redução de custos com comandas

Além da segurança, as comandas digitais ajudam a reduzir os custos operacionais de maneira significativa.

A automatização desse processo significa uma menor necessidade de papel e menor risco de perda de informações, reduzindo possíveis gastos administrativos.

Você já calculou quanto seu clube poderia economizar eliminando os erros manuais e reduzindo o uso de papel?

Melhoria da experiência do associado

Para os associados, utilizar as comandas digitais proporciona uma experiência mais conveniente.

Eles podem visualizar suas despesas em tempo real, evitando surpresas desagradáveis ao final do mês.

Além disso, aumentar a transparência melhora a confiança dos associados na administração.

Acesso a informações detalhadas

Com o controle de comandas digitais, os associados têm acesso às informações mais detalhadas sobre seus consumos e atividades no clube.

Isso pode incluir desde o que foi consumido no restaurante até os serviços utilizados em outras áreas do clube.

A transparência desses dados melhora a percepção de valor e satisfação do associado em utilizar os serviços e recursos do clube, pois é tudo mais simples para ele.

Controle de comanda: integração com sistemas financeiros

Integrar o controle de comandas com o financeiro do clube automatiza a geração de faturas e a cobrança de taxas.

Isso pode diminuir a carga de trabalho da equipe administrativa, permitindo que se concentrem em outras tarefas.

Você já colocou na ponta do lápis quanto tempo sua equipe poderia economizar tendo algumas das tarefas rotineiras automatizadas?

Leia mais: Saúde Financeira: estratégias de gestão para Clubes Recreativos

Redução da inadimplência

Com a integração dos sistemas, a cobrança se torna mais eficiente e pode diminuir a inadimplência.

Um relatório da McKinsey & Company mostrou que a automatização dos processos de cobrança pode reduzir a inadimplência em até 30%. Surpreendente, não é?

Comportamento dos associados e suas expectativas

Atualmente, os consumidores valorizam principalmente a conveniência. Um estudo da PwC mostrou que 73% dos consumidores dizem que a experiência do cliente é um fator importante em suas decisões de compra.

Em clubes, isso pode ser traduzido em um desejo por processos mais simples e transparentes, algo que as comandas digitais podem proporcionar aos associados.

Essa comunicação mais clara através de um sistema que descomplica o controle de comandas pode aumentar o engajamento e a satisfação dos associados.

Quando eles tiverem contato com essa atenção aos detalhes e valorização, a probabilidade de renovação e de recomendação do clube para amigos e familiares aumenta significativamente.

Como aderir a um controle de comandas eficiente

Para implementar o controle de comandas digitais no seu clube, você pode seguir pelo seguinte caminho:

  1. Escolha um sistema completo e confiável que oferece integração com os seus processos financeiros;
  2. Treine a sua equipe para utilizar a nova tecnologia aprimorando ainda mais o atendimento;
  3. Comunique aos associados sobre a nova ferramenta e seus benefícios, utilizando recursos como notificações pelo seu app, SMS, e-mails e outros.

Leia mais: Implementando com sucesso um novo software de gestão em seu clube

Conheça o Clubes Associados

O Clubes Associados oferece uma solução completa para a gestão de clubes, incluindo o controle das comandas digitais.

A ferramenta possui integração entre os módulos de controle de comanda e financeiro, automatizando os processos e garantindo mais vantagens para o associado e mais organização para a equipe.

Solicite uma demonstração e veja de perto tudo o que o Clubes Associados pode fazer pelo seu clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *