Certamente você já ouviu falar do Google Analytics, uma ferramenta largamente utilizada para acompanhar as visitas e ações dos usuários nas páginas da internet. Para quem tem um site, o recurso é indispensável, já que ajuda a realizar análises digitais.
Embora seja muito importante para quem precisa monitorar páginas web, muitas associações ainda não usam o Analytics ou nem ao menos conhecem suas funcionalidades. Como estamos em uma era cada vez mais big data, é importante saber como coletar e analisar os dados para tomar decisões acertadas.
O que é Google Analytics?
Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento e análise que te permite obter estatísticas sobre a sua página para compreender o comportamento dos consumidores e usuários e, assim, definir melhorias ou novas direções.
Você pode identificar:
- Como se comporta certo segmento de usuários (vindos de buscas no Google ou do Facebook, por exemplo);
- Qual é o perfil de quem acessa a página;
- De quais países ou regiões provêm os acessos;
- Quais dispositivos usados para fazer os acessos;
- As páginas mais visitadas do site.
É importante destacar que a informação é anônima, ou seja, os usuários não são identificados. O objetivo é analisar dados de forma geral e ampla, abrangendo todo o negócio.
Uma grande vantagem do Google Analytics é a facilidade de integrá-lo a outras ferramentas de monitoramento, como Search Console e Google Ads.
Para que serve o Google Analytics?
Google Analytics serve para monitorar e analisar páginas web diversas, como sites, blogs, lojas online etc. Por meio dele, é possível coletar informações importantes para otimizar e melhorar a performance dos conteúdos. Além disso, a ferramenta é gratuita, sua interface é amigável e tem capacidade para processar volumes enormes de dados.
Os relatórios gerados pelo GA permitem extrair insights poderosos sobre sua associação e os pontos que precisam ser melhorados para o alcance das metas. Isso porque o sistema fornece dados de áreas como:
- Mídias sociais: mostrando quais conteúdos geram bons resultados nas redes sociais;
- Marketing: avalia quais campanhas trazem mais potenciais associados;
- Tráfego: mostra a origem dos acessos no seu site;
- Visitantes: o total de pessoas que retornaram ao site ou estão entrando pela primeira vez.
Como funciona o Google Analytics?
O Google Analytics funciona coletando informações dos usuários que acessam o site, como idade, gênero, comportamento, localização, gostos pessoais etc. Dessa forma, o sistema cria relatórios estratégicos que podem ajudar as ações do time de marketing.
Para captar esses dados, a ferramenta usa um JavaScript instalado em todas as páginas do site. Desse modo, quando um usuários estiver nas páginas, serão coletados cookies de navegação com o mapeamento de todo o envolvimento da pessoa com o site. Isto é, o tempo de permanência, onde ela clicou, quais conteúdos acessou, entre outros.
Também é possível identificar como o usuário chegou ao seu site — se for pelas redes sociais, por mecanismo de busca, e-mail, link externo etc. Caso o acesso tenha sido feito a partir da pesquisa do Google, você consegue identificar a palavra-chave utilizada na busca e muito mais!
No plano avançado do Clubes Associados Software você tem a funcionalidade de ‘Site Institucional’ incluída e por consequência o Google Analytics também.