Pix Cobrança no Boleto: o que é e como usar na sua associação

Veja o que é o Pix Cobrança e como ele vai mudar a dinâmica de pagamentos no seu negócio. Conheça aqui tudo sobre essa funcionalidade.

Pix Cobrança no Boleto é a nova funcionalidade oferecida pelos bancos e pelas instituições financeiras que aderiram ao Pix — o método de transferência de dinhe-iro instantâneo criado pelo Banco Central.

Seguindo os mesmos moldes do tradicional boleto bancário, essa ferramenta possibilita emitir um QR Code para pagamentos instantâneos, no melhor estilo do Pix, e também para cobranças com vencimento em datas posteriores.

O que é o Pix Cobrança no Boleto?

Indicado para pessoas jurídicas, o Pix Cobrança permite a emissão de cobranças com juros, multas e descontos. Além disso, esse recurso permite que você gere um boleto bancário com o código de barras tradicional e com um QR Code ao mesmo tempo. Ou seja, você tem uma cobrança emitida com duas opções de métodos de pagamento.

De acordo com o próprio Banco Central, essa funcionalidade do Pix atende lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e demais empreendedores, e pode ser utilizada em associações e clubes.

Da mesma forma como acontece com a geração de boletos de pagamento, pode incluir uma série de informações sobre a cobrança no documento eletrônico

Para o associado, na hora de efetuar o pagamento, o processo é o mesmo: ele só precisa fazer a leitura do QR Code com o app em que opera com o Pix.

Como o Pix Cobrança no Boleto funciona?

Com o boleto bancário tradicional, você emite apenas uma cobrança com um código de barras. Sendo assim, seu associado, para efetuar o pagamento, precisa fazer a leitura desse código ou digitar todos os códigos manualmente.

No Pix Cobrança no Boleto, você emite um boleto bancário que, além do tradicional código de barras tradicional, também possui um QR Code Dinâmico, ou seja, um QR Code exclusivo para aquela transação.

Aqui no Clubes Associados Software, a gente construiu o Pix Cobrança no Boleto para ser um produto bancário extremamente inteligente. Então, se seu associado optar por realizar o pagamento através do QR Code com Pix, automaticamente a gente cancela aquele código de barra, evitando pagamento duplicados.

grande vantagem de usar o Pix Cobrança é que a notificação e a liquidação desse pagamento ocorre em tempo real. Ou seja, você não precisa mais esperar o dia útil seguinte para receber esse dinheiro. Se seu associado pagar a cobrança através desse QR Code, a liberação do pagamento ocorre na mesma hora da confirmação.

Isso permite que você faça o envio de um produto ou até mesmo a liberação de um serviço no mesmo momento do pagamento.

Quer saber mais sobre o Pix e como ele funciona no Clubes Associados Software?

O Pix Cobrança no Boleto pode ser utilizado de diversas formas aqui no Clubes Associados. A primeira maneira é utilizar diretamente no Clubes Associados. Ao emitir uma cobrança, você tem a opção de gerar um boleto tradicional ou gerar um Pix Cobrança no Boleto.

Quer mais detalhes? Então, preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato para te explicar tudo!