Era o primeiro dia de aula na renomada Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Três jovens ambiciosos, Natan Suzana, Luzitan Zancan e Uelyson Colatto, embarcaram em uma emocionante jornada acadêmica que iria além das salas de aula. O destino uniu seus caminhos, e o que começou como uma amizade fortuita, logo se transformou em uma parceria extraordinária.
Enquanto se dedicavam aos estudos, Natan, Luzitan e Uelyson compartilhavam sonhos e aspirações. Eles tinham um desejo comum de criar algo único, de impacto significativo na sociedade. A energia empreendedora que os envolvia era palpável, e juntos eles decidiram fundar uma startup.
Com coragem e determinação, os três amigos deram vida a uma ideia inovadora. A startup, batizada de “Core Soluções Tecnológicas”, visava revolucionar a indústria de tecnologia com soluções criativas e disruptivas. A jornada empreendedora que eles estavam prestes a embarcar seria cheia de desafios, mas também repleta de oportunidades.
À medida que os anos passaram, a Core Soluções Tecnológicas prosperou, superando obstáculos com resiliência e visão estratégica. Com suas habilidades complementares e trabalho em equipe impecável, Natan, Luzitan e Uélyson construíram uma empresa sólida, atraindo clientes em todo o país.
Esta é a história inspiradora de três amigos que transformaram uma ideia em uma realidade próspera. Uma história de amizade, paixão pelo empreendedorismo e a crença inabalável de que o trabalho árduo e a dedicação podem levar a grandes conquistas.
Você confere abaixo, a entrevista com os co-fundadores da Core Soluções Tecnológicas, empresa que tem como produto o Clubes Associados:
Pergunta: Quando que vocês se conheceram?
Resposta: Nos conhecemos na faculdade de Ciência da Computação, em 2018, nos tornamos amigos, começamos a fazer trabalhos juntos e nos aproximamos.
Pergunta: Vocês três são naturais de onde?
Resposta: Eu, Luzitan, sou de Faxinal, Natan de Xavantina e o Uelyson de Xanxerê. E aí Xanxerê serviu como um polo para gente se conectar.
Pergunta: Como surgiu a ideia de empreender?
Resposta: Em 2011, se não me engano, uma pessoa me procurou [Luzitan] para fazer um site, mas eu não sabia fazer, então procurei o Uelyson e então começou esse agrupamento de pessoas com o mesmo interesse.
Pergunta: Como foi esse processo inicial de trabalho?
Resposta: Cada um trabalhava numa empresa. Trabalhavamos como desenvolvedor de site e professores de informática na rede estadual, nessa época não tínhamos um CNPJ, mas já tínhamos muitos projetos em andamento. Nesse período a gente fez um software para uma industrial de colchão, um software de estoque, era o primeiro que fazíamos sob encomenda. Em agosto de 2012 a gente se formou e, em 2013 abrimos oficialmente o nosso CNPJ. Mesmo depois disso, continuamos nos nossos empregos formais.
Pergunta: CNPJ oficializado, quando aconteceu o próximo grande passo?
Resposta: Então, no início cada um ainda continuava tendo o seu trabalho. Na época, eu, Natan Suzana, morava em Florianópolis, e nós atuávamos como uma Software House, que é uma indústria de software digamos assim, então alguém procurava nós e comentava o que precisava e nós desenvolvíamos, personalizando da forma que o cliente precisasse. Em julho de 2013 decidimos que com o aumento da demanda precisávamos que alguém saísse do trabalho para dar conta. Nos reunimos, conversamos, juntamos um valor desses projetos e tínhamos salário de dois meses para quem saísse do trabalho. O Uelyson foi o primeiro a sair então.
Pergunta: Como era a rotina de trabalho sua Uelyson?
Resposta: Era em home Office, ainda nem se falava sobre esse termo, mas nós já estávamos atuando dessa maneira. Trabalhei muito tempo dessa maneira, e passado um tempo, já sentimos a necessidade de ter mais mão de obra em tempo integral. O Natan estava em Florianópolis e em janeiro de 2014 veio para Xanxerê e começou a trabalhar em tempo integral também e trabalhávamos do apartamento dele. O Luzitan continuava como professor de informática e conseguia trabalhando fora de horário. Mas, eu tinha certeza que se nos dedicássemos conseguiríamos fazer mais coisas, vender e crescer.
Pergunta: quando surgiu o Clubes Associados?
Resposta: Em 2016. Ele veio de um dos softwares personalizados que fazíamos. Um clube de Xanxerê, o Clube 7, nos procurou para fazer uma atualização cadastral e precisavam organizar os associados, pois tinham um sistema antigo e tinham mais de 1600 associados na época e não conseguiam cobrar o pessoal, muita gente devia, e fizemos esse projeto personalizado, nem pensando no Clubes Associados ainda. Isso ficou 1 ano e meio com o sistema sendo implantado. Depois que o Clube 7 engrenou começamos a visualizar ele de forma diferente e que poderia virar um produto. E, nós sentíamos falta de ter um produto, pois fazíamos projetos personalizados, mas uma hora acaba a tua rede de contatos e foi o que aconteceu conosco, pegamos uma crise em 2015 e nossos contatos pararam de investir e nós não tínhamos uma receita recorrente. Chegamos à conclusão que precisávamos de um produto. O primeiro nome era Core Online e depois surgiu o Clubes Associados. Depois do Clube 7, o Clube Xaxiense nos procurou também, depois o CTG Espelho da Tradição, então percebemos que tinha demanda.
Pergunta: Como o Clubes Associados conquistou os seus clientes?
Resposta: Lembro que um dia nós pegamos o carro e fomos a Pinhalzinho, em toda a região, abrimos o Google Maps e onde tinha clubes nós parávamos e vendemos uns seis ou sete, mas então chegamos novamente no problema: no local não encontrávamos o presidente, a secretária, clube fechado e esgotou novamente nossa rede de contato. Depois, começamos a estudar o marketing digital e nos aprofundamos no google ADS, criamos um site, esse marketing digital, automatizamos, criamos um nome, marca, começamos a atrair alguns leads e a fazer vendas online com o pessoal do Paraná e foi ganhando corpo. Nós tínhamos o nosso processo, que era bastante manual, focamos em ao invés de sair, em atender internamente e hoje 90% das nossas vendas também é assim, claro, com muito mais processos e automação. E, cada nova fase que entravamos era uma vitória. Pensávamos: imagina quando tivermos 60 clientes, vamos estar bem, chegaram os 60, daí pensávamos nos 100, e batemos 150, 200. São metas, e ganhou corpo, hoje são 303.
Pergunta: O que é o Clubes Associados para vocês?
Natan: A Core Soluções para mim e para nós é algo que eu sempre acreditei, desde o início, nunca pensamos que isso daria errado. O Clubes Associados foi um produto que surgiu depois, mas na minha cabeça, é a mesma coisa, é a nossa empresa, é algo que sempre quis, sempre tive a vontade de ser empreendedor, e foi com o Luzitan e o Uelyson que conseguimos, pois eles não são somente sócios, antes disso, somos amigos e fomos evoluindo juntos. No começo tínhamos muita dificuldade de vender, pois os três eram de exatas, depois os três foram atrás de como melhorar.
Uelyson: O Clubes Associados é o filho da Core Soluções, é um produto que nasceu aqui com as origens, com toda a pegada de entregar soluções personalizadas, sob medidas ao cliente e o Clubes Associados vem com essa essência, entregamos uma solução praticamente única, procuramos abraçar a causa do cliente e entregar o cliente que automatize.
Pergunta: E para o futuro?
Luzitan: pro futuro começamos com o aplicativo que foi um grande passo e queremos cada vez amadurecer mais, atender melhor nossos clientes, inovar, e quem sabe novos caminhos e isso só o futuro dirá.