4 Desafios contábeis enfrentados pelas Associações

As associações têm muita burocracia financeira! Manter o status de uma associação muitas vezes prova ser um desafio quando a documentação de apoio é registrada incorretamente.

Leia este guia para aprender sobre as maneiras mais comuns de superar esses desafios!

1. FINANÇAS EM TEMPO REAL

Um dos desafios contábeis mais comuns que as associações enfrentam envolve as demonstrações financeiras mensais.

A maioria das associações não tem visibilidade em tempo real das transações. Frequentemente, os processos ficam para trás, resultando em:

• Entradas em massa uma ou duas vezes por mês
  • Entrada de dados infrequente
  • Problemas no fluxo de caixa

Processos automatizados permitem a entrada de transações sem interrupções. Esse recurso simplificado faz parte da maioria dos softwares de contabilidade financeira.

E escolher o software certo requer experiência que a maioria dos contadores com fins lucrativos pode não ter. Você quer algo que ofereça segurança e acesso com variação.

2. RELATÓRIO DE GESTÃO FINANCEIRA

Quando as associações não têm dados financeiros em tempo real, elas enfrentam ainda mais desafios contábeis. Isso inclui relatórios de gerenciamento periódicos ou imprecisos. As demonstrações financeiras são menos úteis com dados desatualizados.

Para determinar ou ajustar seus objetivos, você precisa de relatórios atualizados para enxergar como estão e quanto falta para alcançar as metas.

Os relatórios de gestão não devem ser esquecidos. Eles são o pão com manteiga financeiro de qualquer entidade.

3. PROCESSOS BASEADOS EM PAPEL

Muitas associações não conseguem rastrear e registrar dados financeiros de maneira eficiente. A maioria das Associações ainda usa a documentação em papel como parte crítica de sua contabilidade.

Para evitar desafios de contabilidade desatualizados, como processamento em papel, encontre o software certo ou recorra a um contador profissional.

Você verá uma melhoria no fluxo de trabalho, relatórios gerenciados e informações financeiras em tempo real. Um profissional pode rastrear as despesas de cada departamento e/ou evento.

Isso automatiza o rastreamento ineficaz de recibos e faturas. Isso também economiza um tempo valioso para sua organização.

4. GESTÃO DE FOLHAS DE PAGAMENTO

Sua associação precisa de um sistema de folha de pagamento!

A má gestão da folha de pagamento permite discrepâncias financeiras críticas, tanto para o funcionário, quanto para a Associação. Além do desafio recorrente na declaração de impostos.

A melhor solução é considerar um contador externo da folha de pagamento, caso sua Associação não possua um sistema ou um contador contratado.

Isso vai eliminar qualquer problema no rastreamento de fontes de receita e dispersão de fundos. Também garante que você tenha um sistema confiável para pagar os funcionários.

Então, como lidar com esses 4 desafios contábeis comuns enfrentados pelas Associações?

Habilitando um Software de Contabilidade Financeira dentro da sua Entidade.

Procure algo que ofereça segurança, que seja fácil de navegar e mexer, que ofereça facilidade na hora de extrair relatórios e que te dê um apoio de helpdesk caso sua equipe tenha dúvidas ou problemas técnicos.

Contratar um contador experiente em associações que poderá apoiar a sua na implementação e gestão do software.

Esse conteúdo inspirado nas matérias de https://thecharitycfo.com/8-common-accounting-challenges-to-face-for-nonprofits/

4 Desafios Contábeis Comuns Enfrentados Pelas Associações – By Tiago Ricciardi, Content Expert do Conecta Associações e Association Relations na MCI Group.