4 dicas de redução de custos para associações

Reduzir custos em uma associação vai muito além de apenas economizar, é uma questão de sobrevivência. Conheça as principais formas de como fazer isso!

Ao fazer o planejamento financeiro de uma associação, é importante considerar que existem gastos inevitáveis, os famosos custos fixos.

Ao considerar isso, é necessário entender as necessidades específicas do sua associação. Com essa conta feita, é possível pensar em investimentos e melhorias para a associação. No entanto, ainda que todas as contas estejam longe do vermelho, que é o cenário mais otimista possível, é sempre importante pensar na redução de custos

Mas como fazer isso e ainda investir? Neste artigo você vai conhecer as principais estratégias de como reduzir os custos da sua associação de forma inteligente.

Como reduzir custos na sua associação?

Reduzir custos em uma associação é um um conjunto de estratégias e ações colocado em prática ao longo do planejamento anual. Separamos as principais dicas de como fazer isso, confira:

Negociar com fornecedores

Uma estratégia muito eficiente para reduzir os custos é analisar o investimento na compra de matérias-primas, pois essa é uma parte do orçamento que ocupa uma grande fatia dos custos. Justamente por isso, é essencial estar atento aos preços oferecidos pelos fornecedores.

Ainda que você já tenha relação comercial com alguns fornecedores, é sempre importante buscar opções mais em conta no mercado, mas que ofereçam uma qualidade semelhante e prestem um bom serviço. Outro ponto fundamental é negociar condições mais favoráveis para compras em quantidades maiores.

Manter uma boa gestão de estoque

O bom gerenciamento de estoque é essencial para uma associação. A boa gestão de um estoque pode evitar despesas com compras desnecessárias. Consequentemente, isso implica em uma boa redução de custos para a sua associação.

Crie estratégias de fidelização e retenção de associados

Fidelizar e reter associados são estratégias realmente muito valiosas para qualquer associação.

Para que isso se torne uma realidade para a sua associação, é necessário realizar uma série de ações que vão desde o atendimento ao associados, até estratégias de marketing digital, como site, envio de mensagens (e-mail e sms), por exemplo.

Outro fator essencial nesse processo é a estratégia de experiência do associado. Depois dele se tornar um associado, a relação com ele não acaba e é exatamente nesse momento que é importante trabalhar as estratégias para fidelizá-lo.

Para isso, você pode implementar programas de fidelidade, disponibilizar descontos exclusivos, entre outras diversas ações que o aproximam da sua associação e aumentam o nível de satisfação do associado.

Novidades no mercado de pagamentos

quarta dica para reduzir custos em um negócio também faz parte de um cenário que passou por mudanças importantes em 2020. Desde que o Pix do Bacen se tornou uma realidade no mercado financeiro do Brasil, o jogo mudou completamente também para as associações, que precisaram se adaptar a essa novidade.

Uma grande estratégia para aumentar o número de associados e, consequentemente, reduzir custos de uma associação, é justamente oferecer não apenas mais meios de pagamento para o associado, mas também formas de pagamento que caibam no seu bolso.

É importante entender que, na hora de efetuar o pagamento, o associado vai procurar o meio de pagamento que for mais adequado para ele naquele momento.

Seja o boleto bancário, o cartão de crédito ou então o formato mais instantâneo do mercado atualmente que é o Pix. O fundamental é que o seu negócio possa oferecer todos eles e ao integrar o Clubes Associados Software com a Juno, você pode fazer isso de forma descomplicada e inteligente.

Revolucione o seu negócio com o Pix!