4 motivos que irão fazer sua associação quebrar

É interessante dizer que os motivos que quebram as associações não são únicos. Normalmente se trata de um combo de ações que, juntas, provocam a queda na receita, as dívidas e, consequentemente, o desaparecimento.

Não há saída: se você deseja que sua associação seja forte, o primeiro passo é elaborar um bom planejamento. Além disso, você precisa conhecer os motivos que atrapalham para mantê-los o mais longe possível.

Curioso para saber quais são as principais causas que quebram as associações? Confira agora.

1 – Não ter um controle financeiro eficiente

Por incrível que pareça, existem associações– independentemente do porte, que não controlam suas finanças como deveriam. Contas a pagar e receber sem conferência, falta de conciliação bancária, pagamentos em atraso, juros, multa e muito mais.

Um controle financeiro eficiente garante a equidade das finanças e o equilíbrio da associação. Sendo assim, você sabe exatamente qual o montante em caixa, quanto custam suas despesas, o valor provisionado para entrada, custos e outras informações.

Se for possível, busque um profissional com expertise comprovada na área financeira. Ele será responsável por manter as contas em dia e manter a saúde da sua associação.

Se a sua associação for pequena, sem possibilidades de novas contratações, a dica é organizar os dados financeiros em planilhas e softwares.

2 – Atendimento ao associado ineficiente

O sucesso da sua associação está ligado aos seus associados, certo? Se eles estão engajados, você tem receita. Se ela tem receita, os custos são cobertos e há desenvolvimento. Prestar um péssimo atendimento ao associado é um dos motivos por que as associações quebram.

Para otimizar os resultados nessa área, é de extrema importância que você capacite sua equipe. Treinamentos voltados para o atendimento ao associado, sobretudo priorizando os valores e missão da associação, são importantes.

Associados gostam de ser bem atendidos. Além disso, eles devem ser muito bem apresentados a sua marca – o que é possível ao capacitar a equipe.

Como melhorar a comunicação com seu associado? Veja …

3 – Ter a mente fechada

Existem muito diretores que possuem a chamada mente fechada e acham que se garantem em todas as demandas da associação. Mas, mesmo que você domine muitos dos processos, fatalmente você falha em algum.

Não é possível que um diretor possua a expertise necessária para realizar todas as demandas.

Esse pensamento fechado é um dos grandes responsáveis sobre o que faz uma associação quebrar. Todo diretor deve ter a humildade de contar com apoio profissional ou, caso necessário, alterar seus processos.

4 – Não acompanhar os avanços tecnológicos

Falando em suporte tecnológico, não acompanhar os avanços da tecnologia é outro dentre os motivos que quebram as associações, pois elas se tornam obsoletas, possuem processos mais demorados e nem tão seguros – o que complica a gestão de informações e demandas.

O ideal é ficar atento aos sistemas que são lançados e se adequam ao seu nicho.