Comecem o ano com uma gestão eficiente

Ano novo é tempo de renovação, principalmente para os clubes e associações. Após um ano de muitas estratégias, investimentos e mudanças, chega a hora de analisar seus resultados e entender o que funcionou e o que deu errado na gestão de sua associação.

Muitas vezes, os diretores precisam parar e olhar para compreender o que está acontecendo e solucionar os problemas para poder colher os melhores frutos.

Pensando nisso, separamos, ao longo deste texto, como começar o ano de 2023 com uma gestão eficiente, com um planejamento que garantem melhores resultados e será destaque nas associações.

Faça seu planejamento estratégico para 2023

O planejamento estratégico é muito utilizado no mundo para atingir metas de maneira certeira. Se for realizado de maneira correta, ele pode levar muitos benefícios à associação e até mesmo ser o fator decisivo para que ela continue de portas abertas.

Porém, é necessário ter um cuidado especial na elaboração de seu planejamento, de modo que ele viabilize seus objetivos. Quando ele não é elaborado com isso em mente, os resultados são contrários ao esperado, o que pode acabar levando prejuízos.

Sem um planejamento estratégico, é extremamente difícil que uma associação evolua em direção ao tão desejado sucesso. Isso acontece porque essa ferramenta ajuda a organizar e direcionar as ações necessárias para alcançar os objetivos estipulados

Esse planejamento também é eficiente para levar força. Com tudo sendo previamente levado em consideração, além de ser analisado, fica difícil a associação sofrer com mudanças abruptas e situações inesperadas

O processo de decisão é outro benefício, pois ele não se torna apenas mais rápido e fácil, mas também mais certeiro. Isso acontece pois suas decisões passam a ser tomadas com base em um histórico de ações realizadas e resultados obtidos, o que diminui a possibilidade de erros.

Como fazer?

Como você já sabe, os diretores devem se atentar a diversos fatores para garantir o sucesso de seu planejamento estratégico. Entre os principais podemos citar:

• Entender a situação atual: é necessário compreender qual a situação em que a associação se encontra. Se ela vem de uma série de quedas ou de crescimento estagnado, é necessário formular objetivos que condizem com essas situações.

Por outro lado, se ela se encontra em pleno crescimento, é preciso pensar em estratégias para manter isso e se preparar para possíveis quedas.

• Estabelecer objetivos, metas e estratégias: depois de reconhecer a real situação de sua associação, é hora de estabelecer os objetivos a serem alcançados. Além disso, também é necessário estabelecer as estratégias sobre como sua associação alcançará cada uma de suas metas.
  • Determinar prazos: montar um cronograma para alcançar suas metas também é um grande passo a ser seguido, porém, é importante estabelecer prazos reais a serem cumpridos. Desgastar seus colaboradores e delimitar um tempo surreal nisso pode levar sua associação para o caminho contrário.

Sendo assim, os prazos devem ser condizentes com as metas estabelecidas e com as estratégias utilizadas.

• Envolver diferentes setores: se seu objetivo é elaborar um planejamento eficiente, é importante que variados setores façam parte desse processo.

Um exemplo seria envolver o setor de novos associados para ver a necessidade do aumento de associados, o setor de marketing para criar uma estratégia que ajude esse número de associados a crescer e o setor financeiro para calcular o investimento.

• Avaliar diferentes cenários: como o mercado é muito dinâmico e está em constante mudança, é necessário avaliar todos os cenários possíveis. Por conta disso, criar um planejamento estratégico para um cenário normalizado, outro otimista e um pessimista pode te ajudar a sofrer menos com certas surpresas.
  • Selecionar métricas: aqui é importante estabelecer as métricas para que a execução de seu planejamento seja acompanhada de perto, dando  possibilidade de otimização e de ver quais estratégias estão funcionando.

A seleção das métricas deve ser feita ainda no momento de elaboração do planejamento estratégico. Deve-se estabelecer metas como o ROI (Retorno Sobre o Investimento), da contratação de ferramentas, a quantidade de recursos utilizados e o tempo investido.

• Adaptar: uma vez em prática, alterações podem ser necessárias em seu planejamento. Ter uma otimização dinâmica, inclusive, é responsável ainda mais por aumentar seu sucesso.

Porém, não acaba por aí, existem muitas outras ações a serem colocadas em prática dentro de sua associação para que a gestão seja eficiente.