Dicas para atrair e fidelizar mais associados

Desenvolver estratégias de baixo custo, é a melhor forma para atrair e fidelizar associados.

Atrair associados é uma das tarefas mais difíceis de associações. Isso porque a maioria não sabe utilizar boas ferramentas de comunicação, que possam demonstrar aos associados a importância de ser um.

E sem associados, a arrecadação fica ainda mais precária, criando um efeito contínuo de necessidade de aumentar os recebimentos e oferecer mais qualidade a quem faz parte do quadro do grupo.

Para um gestor de associações e clubes, é preciso pensar de forma efetiva, para desenvolver estratégicas de baixo custo, que possam atrair e fidelizar os associados, dando uma boa estrutura e benefícios.

Como começar

Como a maior parte das pessoas não sabe do que se trata e nem como podem se beneficiar com as associações, após identificar o perfil alvo é fundamental chegar até eles e informar sobre as oportunidades e vantagens oferecidas.

Claro que se os benefícios forem desinteressantes, apesar de informado o possível associado continuará sem se tornar um associado. É preciso buscar parcerias, renegociar as já existentes e ampliar a rede de opções, para que haja algo real para ser oferecido.

A pessoa precisa saber que está pagando por algo que valha a pena, seja como luta efetiva pela sua qualidade de vida profissional, seja com benfeitorias como assistência jurídica, planos de saúde e odontológicos, assessorias contábeis, convênios com cursos, escolas e universidades, espaço para reuniões e eventos etc.

Cinco dicas para atrair novos associados

Para começar a busca por novos associados, separamos cinco dicas que podem incrementar sua associação ou sindicato.

1 – Plano de ação

Tudo começa com um plano de ação. O gestor precisa avaliar a situação da associação, o que precisa de melhoras e os aspectos positivos que precisam ser valorizados. Dessa forma, pode buscar ampliar suas perspectivas e oferecer ao associado uma estrutura mais sólida.

2 – Envie Guias

Muitas pessoas deixam de pagar as associações, simplesmente por não receberem as guias de pagamento. Quando há organização no local, é possível enviar essas guias com antecedência, evitando que sejam acumuladas com outros documentos no fim do ano, que podem gerar atrasos ou até mesmo inadimplência.

3 – Atenda as necessidades do associado

Ao oferecer as parcerias, a associação está dando uma oportunidade aos associados de usufruir destes benefícios a se especializarem e terem mais oportunidades.

Já benefícios pessoais como plano de saúde e odontológico podem ajudar associados que não possuem essas ofertas no trabalho e precisam de qualidade de vida para exercer sua profissão. Assim como assistência jurídica, que pode dar suporte aos profissionais que se sentem lesados sobre suas tarefas e salário.

4 – Aumente a Participação da associação com os associados

A maior parte das associações possui uma distância burocrática com o associado, que não é bom para ninguém. Quando uma associação está atento a economia e a política do país e se coloca a frente para defender os direitos de seus profissionais, ele demonstra que está cumprindo seu dever.

Ele também precisa estar fisicamente presente em feiras, eventos e encontros do seu setor, dando suporte e informações aos interessados. Site com bom conteúdo, redes sociais e informativos com matérias relevantes também são boas oportunidades de se aproximar de seu associado.

5 – Ter um sistema de gestão

Há ótimos softwares disponíveis no mercado, que fazem a gestão das associações através de um sistema totalmente digital e em nuvem, capaz de armazenar todo tipo de informação e transformá-las em relatórios e otimização de tarefas.

O software pode gerar guias de arrecadação, integração com o associado para que o mesmo possa imprimir suas guias, organizar recebimentos, gastos e despesas para ter uma exata noção de quanto há financeiramente disponível no momento e como projeção de futuro entre outros benefícios organizacionais.

O investimento num software de gestão economiza tempo e também recursos, que podem ser usados em ações efetivas em prol dos associados.

Quem somos:

O Clubes Associados Software auxilia associações a organizar e agilizar a sua gestão, nossa ferramenta organiza o trabalho para conseguir reduzir custos, aumentar suas receitas, aproximar seus associados, otimizar o tempo e auxiliar na tomada de decisões.

Siga o CLUBES ASSOCIADOS no Instragram para acompanhar as novidades.