Retenção de associados: 7 maneiras de mantê-los ativos e engajados

Manter os associados de um clube recreativo ativos e engajados é um desafio diário. Atrair novos membros é fundamental, mas a retenção de associados é igualmente importante para garantir a sustentabilidade e o sucesso do clube a longo prazo.

Mas como manter os sócios engajados, fiéis e participativos ao longo do tempo?

Estudos mostram que manter um associado ativo é até cinco vezes mais barato do que atrair um novo​.

Por isso, confira 7 maneiras de garantir que seus sócios permaneçam ativos, engajados e satisfeitos com os serviços oferecidos. De estratégias de fidelização até melhorias na comunicação, não perca nossas dicas abaixo.

1. Ofereça benefícios exclusivos para os associados

Um dos principais fatores que influenciam a retenção é o valor percebido pelos associados em relação à sua adesão. Clubes que oferecem benefícios exclusivos conseguem aumentar significativamente a fidelização de sócios. Esses benefícios podem incluir desde descontos em eventos e serviços do clube até parcerias com estabelecimentos locais, como academias e restaurantes, por exemplo.

Benefícios relevantes aumentam o engajamento

Para aumentar o impacto positivo, é importante que os benefícios sejam realmente relevantes para o perfil dos associados. Um estudo da McKinsey aponta que associados que se sentem valorizados e têm benefícios personalizados podem ter 40% mais chances de renovar sua associação do que aqueles que não percebem esse valor​.

2. Crie um calendário de eventos frequente e variado

Eventos regulares são uma das ferramentas mais eficientes para manter os sócios ativos e participativos. A criação de um calendário de eventos diversificado, que atende diferentes faixas etárias e interesses, mantém os associados conectados e interessados no clube.

Tenha variedade e consistência

A frequência e a diversidade dos eventos desempenham um papel importante. Clubes que mantêm um calendário fixo, com eventos semanais ou mensais, como torneios, festas, workshops ou encontros sociais, garantem que os sócios tenham motivos frequentes para visitar o clube. A inclusão de eventos especiais, como festas temáticas e competições, oferece um motivo a mais para os sócios se engajarem continuamente.

Um calendário bem-planejado também permite que o clube segmente seus eventos para públicos específicos. Eventos familiares, por exemplo, podem incluir atividades para crianças, enquanto competições esportivas atraem os jovens.

3. Melhore a comunicação com os associados

A comunicação eficaz é uma das maneiras mais poderosas de manter o relacionamento com os sócios. Muitos clubes ainda falham ao não manter os associados bem informados sobre eventos, novidades e oportunidades, o que resulta em uma desconexão entre o clube e seus membros. Isso pode levar à queda no engajamento e, eventualmente, à saída dos associados.

Automatize a comunicação

Uma comunicação clara e frequente é essencial para que os sócios se sintam parte ativa do clube. Plataformas de gestão como o Clubes Associados Software permitem que o clube envie notificações automáticas por e-mail ou via aplicativo personalizado, mantendo os associados informados sobre eventos futuros, promoções e mudanças no clube​. Isso também permite personalizar as mensagens, segmentando os sócios conforme suas preferências e interesses.

Pesquisas mostram que clubes que adotam uma comunicação personalizada e frequente têm 20% mais chances de manter seus associados do que aqueles que não investem em uma comunicação clara​.